meus orçamentos
LiveZilla Live Help
Conheça nossa loja.

Notícias

Cordas viram arte nas mãos de Alander Especie

24/05/2016

Alander Especie é um escultor, designer e artista de instalações cuja prática de trabalho intensivo é baseada na tecelagem tradicional – o macramé (ou macramê). Em sua produção, se entrelaçam a busca pela ancestralidade e pelo próprio caminho.

Usando cordas fabricadas pela Itacordaem algumas de suas obras, ele faz cadeiras e poltronas com um design diferenciado e com uma proposta multissensorial para quem as experimenta, fazendo assim com que se tenha uma interação com a textura e as formas.

A técnica utilizada nas cordas por Alander é o macramé que é uma técnica de tecelagem que não utiliza nenhum tipo de ferramenta ou maquinário, sendo feito de forma manual. Assim os fios vão se cruzando e formando “nós” que vão dando forma ao objeto em formatos geométricos, de franjas ou uma infinidade de formas decorativas. Descubra mais sobre o macramé aqui.

Foi em busca de criar algo autoral para sua carreira que Alander encontrou essa técnica, “em 2001 me formei e depois de quatro anos tentando algo autoral na Moda, desisti e resolvi fazer uma viagem e foi aí que o macramé aparece na minha vida. Depois de conhecer quatro uruguaios resolvi pedir para um deles me ensinarem a técnica pois já estava em busca de aprende-la. Naquele mesmo dia tive a certeza de era com aquilo que queria trabalhar na minha vida”, disse em depoimento.

Além de cadeiras e poltronas, Alander já fez várias intervenções urbanas utilizando essa técnica com as cordas, fazendo balanços por exemplo, com a ideia de fazer o público experimentar o resgate de lembranças lúdicas, que são engolidos pela cidade que vivemos.

Na feira IDA – Feira de Arte e Design do Rio de Janeiro, que acontece paralelamente a ArtRio, o designer expôs seu trabalho, levando o balanço Migramach, que também já foi exposto no Museu Casa Brasileira, e outros designs seus.


Alander Especie já recebeu o prêmio Salão Design Casa Brasil 2013 na categoria móveis para área externa (modalidade profissional) ao lado dos designers Rodrigo Calixto e Guilherme Sass



+ Ver todas