meus orçamentos
LiveZilla Live Help
Conheça nossa loja.

Notícias

Truques para fazer a amarraçăo da carga no caminhão

01/10/2017

Recentemente o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, estabeleceu novas exigências e regras, além de alterações nas regras já existentes, no que se refere à amarração de carga nos caminhões, visando uma maior segurança nas ruas e estradas do país.

Aqui você vai ler um pouco mais a respeito e receber algumas dicas do que é ou não permitido, e como fazer a amarração de carga no caminhão.

Que tipo de material é permitido?

Com essa nova resolução do CONTRAN, o uso de cordas para fazer a amarração da carga no veículo está expressamente proibido, podendo ser utilizada apenas para a amarração da lona de cobertura. Mas então, que tipo de material pode ser usado para a amarração da carga no caminhão? São eles:

• Cintas de tecido ou nylon
• Correntes
• Cabos de aço

As cordas são um material mais sujeito a deterioração e rompimento durante um trajeto. Já esses outros tipos de amarração são mais resistentes, mas ainda devem seguir certas normas. Uma delas é de que a resistência estabelecida pelo fabricante seja pelo menos duas vezes maior do que o peso da carga.

Na hora de comprar esse importante equipamento de segurança, não dispense informações importantes como:

• Nome do fabricante
• Data de fabricação
• Número da Norma Brasileira – NBR
• Código de rastreabilidade
• Carga máxima de trabalho

Assim você se certifica de que o seu veículo e sua carga estão dentro da lei, além de assegurar a segurança, tanto da carga quanto a do veículo e a sua.

Dicas para a amarração da carga no caminhão

Utilizando o equipamento e o material correto, como visto acima, é necessário ainda observar algumas dicas para que a amarração da carga no caminhão seja segura.

Amarrações firmes: Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que toda amarração no caminhão deve estar bem firme, sem sobras que possam deixar a carga sair do lugar.

Cuidado com o peso: Não ultrapasse o peso máximo de carga que o fabricante do seu veículo estabelece, e distribua a carga corretamente pelo veículo.

Enchimento e travamento: Outra exigência para uma boa distribuição da carga no veículo, que vai ajudar a promover uma melhor amarração da carga.

Cheque a amarração: É importante que a cada parada o motorista cheque novamente toda a amarração, verificando se ela ainda está segura e deixando-a novamente o mais firme possível.

Conheça o trajeto: Dependendo do tipo de trajeto, como por exemplo as condições de certa estrada, é possível que você tenha que tomar precauções especiais na amarração da carga. Veja se o trajeto vai exigir muita movimentação lateral por conta de curvas ou buracos e faça reforços.

Evite acidentes e multas com uma correta amarração de carga

Essas exigências do Conselho Nacional de Trânsito não são arbitrárias, mas definidas a partir de observações, pesquisas e estudos, para uma maior segurança no trânsito. Portanto, veja essa obrigatoriedade como algo criado para a sua própria segurança, para uma melhor manutenção da sua carga e do seu veículo.

Uma outra exigência que pode gerar multas se não for cumprida, é de que em cada ponto de amarração exista um adesivo ou placa de identificação do fabricante do equipamento, além do seguinte texto em local visível: "Veículo com pontos de ancoragem para amarração de carga de acordo com a Resolução CONTRAN nº 552, de 17 de setembro de 2015"

Faça uma amarração da carga no caminhão de forma segura e legal e tenha uma boa viagem!



+ Ver todas