meus orçamentos
LiveZilla Live Help
Conheça nossa loja.

Notícias

Qual a importância dos equipamentos de segurança para o trabalhador?

03/06/2016

Todos os dias pessoas saem do conforto de sua casa em direção aos seus respectivos trabalhos, afinal, é preciso ter condições para comer, se vestir e sustentar a si ou a sua família. Existem trabalhos de diversos tipos espalhados pelo mundo, mas há uma coisa que é essencial e jamais pode faltar em algum deles: a segurança.

Existem pessoas que se arriscar nas alturas de prédios, transportando cargas pesadas e perigosas, etc, e é aí que os equipamentos de segurança entram em cena, para garantir que a vida e a saúde de cada pessoa envolvida no trabalho seja preservada ao máximo. No entanto, vemos que existem lugares onde essa visão não foi muito bem ensina e é importante que todos saibam da importância dos equipamentos de segurança no trabalho e quais são esses equipamentos que possuem a função de preservar vidas.

Quais são os principais equipamentos de segurança?

Existem uma infinidade de equipamentos de segurança e a cada dia a indústria trata de inventar algo novo e mais eficiente, mas a verdade é que existem alguns equipamentos que independentemente do tempo ou tecnologia, sempre serão indispensáveis.

1 - Capacete

Passe o tempo que for, o capacete é um equipamento de segurança que sempre será eficiente em sua proposta. Seu objetivo é proteger de pequenos impactos e choques uma das partes mais importantes e sensíveis do corpo humano que é a cabeça. No entanto, é necessário sempre que ele esteja sendo utilizado de maneira correta para que a segurança de todos possa ser garantida.

2 - Cintas e cordas de segurança

Um equipamento muito utilizado para garantir a segurança dos trabalhadores que se arriscam nas alturas de prédios, construções e também na elevação de cargas pesadas e que causam perigo. Além de ser essencial o uso desses equipamentos, é importante que as pessoas saibam manuseá-los de maneira correta e também que sejam equipamentos de qualidade.

A Itacorda possui uma linha profissional que conta com várias opções de cintas e cordas, todas devidamente testadas e tendo sua qualidade comprovada de fato, para que você tenha total segurança no dia a dia de seu trabalho. Se há alguma dúvida no uso de cintas de elevação ou no içamento de cargas, leia nossos artigos que falam tudo sobre as cintas de elevação e tudo sobre o içamento de cargas. Entre em contato conosco, faça seu orçamento, garanta segurança para você e todos ao seu redor.

3 - Máscaras

Esse é um equipamento de segurança extremamente importante. O uso dele ajuda a filtrar o ar de possíveis gases poluentes e outras formas de contaminação como partículas e poeira. Existem vários modelos e tipos de máscara, o importante é que você encontre o que de fato atende sua necessidade e faça o uso de maneira correta.

4 - Luvas e botas

Esses dois itens são equipamentos de segurança importantes para qualquer trabalhador. Para começar, as luvas podem ajudar na prevenção de lesões nas mãos ou braços. Existem luvas de vários materiais, é necessário que o material seja escolhido de acordo com a necessidade de trabalho. Algumas luvas podem inclusive dar mais firmeza no momento de transporte de uma carga.

Já as botas são importantes pelo fato de protegerem e impedirem que haja derrapagens quando o ambiente de trabalho possui umidade ou se encontra com o piso molhado. Além disso protege contra lesões nos pés, como cortes, arranhões, picadas, etc.

5 - Protetores auriculares

Os protetores auriculares são responsáveis por garantir a saúde de sua audição mesmo trabalhando em um ambiente barulhento. Consequências na audição geralmente são vistos tempos depois, por isso é necessário que haja cuidado. Os protetores auriculares mais usados são os abafadores de ruídos e tampões de ouvido. Esse equipamento de segurança é indispensável, pois garante um futuro com uma audição melhor e mais saudável.

Esses são os principais equipamentos de segurança. Fica claro a importância de cada um e como esses equipamentos podem garantir mais segurança no trabalho.

Importante ressaltar que é dever da empresa ou do contratante garantir que o funcionário tenha e faça uso desses equipamentos e mais o que for necessário para garantir a saúde e a vida. Por isso, além de fazer uso desses equipamentos, tenha certeza de estar comprando algo de qualidade.




+ Ver todas