meus orçamentos
LiveZilla Live Help
Conheça nossa loja.

Notícias

Içamento de carga e os cuidados necessários

20/08/2018

Com o crescimento de cidades, é natural que cada vez mais construções sejam observadas ao redor. Prédios para moradia, edifícios comerciais, lojas, shoppings e grandes obras tomam conta dos espaços vazios e assim o ambiente vai sendo formado. Com isso é normal que ao passarmos por essas obras, sejam de grande ou média proporção, vejamos guindastes e grandes cargas sendo levantadas e transportadas de um lado para o outro. Essa é uma prática que acontece inúmeras vezes por todo o país. Esse tipo de prática torna as obras mais produtivas e alivia o esforço que seria feito pelas pessoas que trabalham no local. No entanto, se você trabalha com esse tipo de prática, sabe o quanto de cuidado é necessário para o içamento de cargas. Aqui, iremos levar até você, algumas dicas que podem facilitar o dia a dia de seu trabalho, além de torná-lo mais seguro.

Cuidados básicos

É importante falar de coisas básicas, mas que se esquecidas, podem trazer grande risco as pessoas envolvidas com o trabalho. Primeiramente, conferir se os equipamentos estão em bom estado de conservação e se as manutenções estão em dia são fatores essências. Afinal, um equipamento velho e sem manutenção pode facilmente falhar e causar situações de perigo. Depois, ter cordas de qualidade para o procedimento é algo imprescindível para o sucesso no içamento de cargas. Na Itacorda temos uma linha exclusiva para o trabalho profissional. Cordas e equipamentos devidamente testados e com a qualidade assegurada e preços acessíveis, você encontra na Itacorda.

Com os equipamentos devidamente inspecionados e as cordas usadas para as operações escolhidas, podemos partir para a escolha dos profissionais que realizarão o procedimento do içamento de carga. Os profissionais escolhidos devem ter experiência, capacitação e certificação que comprovem que ele está apto para realizar as ações instruídas à ele. Afinal, por se tratar de um procedimento que envolve riscos, isso requer alguém que seja de fato preparado. A carga que será içada deve ser previamente estudada, para que haja precisão em seu transporte. Informações como o peso total, geometria e centro de gravidade são importantíssimas para a operação. Além disso, ter uma pessoa bem preparada como sinaleiro é importante. Essa pessoa será a única responsável por guiar o profissional que tem a missão de içar a carga até o ponto de destino.

CONHEÇA A LINHA PROFISSIONAL DA ITACORDA 

Chances de situações perigosas podem ser evitadas também com o total isolamento do local onde a carga será transportada. O local deve sinalizado e durante o içamento de carga a circulação de pessoas deve ser totalmente proibida. Se alguém entrar no local, se aconselha que os trabalhos sejam interrompidos de imediato, para que situações de fatalidade sejam prevenidas. É importante ressaltar também que a atividade sob a carga deve ser proibida e que a carga não deve passar por cima de pessoas, para evitar qualquer situação de perigo a integridade física. Seguindo todos esses cuidados, a chance de sucesso é elevada.

Dicas importantes para o içamento de cargas

A utilização de cordas guias pode auxiliar a movimentação e o posicionamento da carga no momento de seu içamento. Isso evita ainda que pessoas sejam expostas em situações de risco colocando as mãos na carga ou algo do tipo. No entanto, mesmo com a utilização de cordas guias, as pessoas que conduzem tais cordas devem também estar longe do raio do içamento da carga. Algo que também merece ser citado aqui é o vento, que é um forte influenciador nesses momentos. Por isso equipamentos que medem a velocidade do vento devem sempre estar presentes nas obras e um estudo prévio sobre isso deve ser feito, para que os profissionais saibam se portar diante de qualquer velocidade.

Um plano de movimentação da carga também é algo que pode ser feito e certamente ajudará no momento da execução. Estudar todas as possibilidades, instruir os profissionais de quais movimentos devem ser feitos e detalhá-los podem elevar ainda mais a taxa de sucesso da operação. Claro que este plano deve ser feito por um profissional preparado e qualificado. Além disso, mais uma vez ressaltamos a importância de se escolher os equipamentos de maneira correta para o içamento de cargas. Na Itacorda você tem uma linha profissional que conta com cordas de qualidade e que são testadas para entregar a você além de qualidade, garantia de segurança.

CONHEÇA A LINHA PROFISSIONAL DA ITACORDA

Na Itacorda você encontrará os equipamentos certos para qualquer situação com a garantia de um trabalho qualificado. Contamos com profissionais experientes e comprometidos com a qualidade e a segurança de cada produto. Conheça nossa loja, veja nossos produtos e entre em contato para fazer o seu orçamento na Itacorda.




+ Ver todas