Blog

Notícias
13/10/2020

Caminhões elétricos: Hino, do grupo Toyota, trabalha na criação de caminhão elétrico

A marca de caminhões do grupo Toyota, Hino, trabalha para apresentar uma grande novidade no mercado. Trata-se de uma linha completa de caminhões que são movidos à eletricidade e alimentados por baterias e células de combustível (hidrogênio).

 

Ainda não foram fornecidos maiores detalhes sobre a performance desse caminhão. A montadora japonesa pretende apresentar o protótipo em 2021.

 

Segundo a empresa, o veículo será agradável, silencioso e não vai produzir nada além de água. A ideia foi batizada de projeto Z e conta com vários modelos de caminhões Classe 8, que são os extrapesados. A construção desse caminhão será em cima do chassis XL Series Classe 8, recém-lançado. Além dessa novidade, as montadoras já haviam anunciado planos para o desenvolvimento de um caminhão elétrico de 25 toneladas para o mercado japonês.

 

Entre as especificações prometidas estão o cavalo mecânico que pode funcionar com 10 baterias ou com células de combustível com capacidade para puxar 40 toneladas e rodar até 150 quilômetros. Com transmissão automática, o motor terá potência equivalente a 380 cavalos.

 

Infelizmente teremos que aguardar mais um tempo, mas em 2021 já será possível ver pelo menos o protótipo. O cronograma para começar a produção é apenas para 2024. Mas para 2022 algumas unidades de demonstração serão produzidas e já poderão ser testadas. A partir do próximo ano já será possível ver como serão esses caminhões, que sem dúvidas vão chegar para ficar no mercado mundial.

 

De acordo com a Hino, o carregamento completo do veículo poderá ser feito em até uma hora utilizando um carregador DC Nível 3.

 

Um dos grandes desafios da engenharia foi garantir a redução do peso ao mesmo tempo em que garanta que o novo caminhão tenha uma boa capacidade de carga. Além da grande autonomia e capacidade de carga, não dá para esquecer do rápido reabastecimento, que está presente no projeto.

 

Aposta no hidrogênio

As duas empresas apostam no hidrogênio como uma importante fonte de energia para mover veículos no futuro. Há mais de 15 anos as marcas trabalham no desenvolvimento dessa tecnologia. Os ensaios com esse elemento já começaram ainda em 2003. E em 2017 a Toyota chegou a fazer testes nos Estados Unidos com um caminhão com autonomia de 320 km.

 

A ideia de carros e veículos elétricos estará cada vez mais presente nas nossas vidas de agora em diante. O que é ótimo porque não prejudica o meio ambiente, além de ser silencioso e manter a mesma qualidade dos combustíveis utilizados atualmente. Seguimos acompanhando as novidades e sempre vamos trazer aqui no blog para vocês. 

artigos relacionados

Notícias
29/09/2020

Cordas oleadas da Itacorda

Se você procura por cordas de qualidade e que ofereçam a melhor qualidade para suas necessidades,... + leia mais
Notícias
27/08/2020

Cordas utilizadas em treinos esportivos

Conhecer as melhores opções de cordas utilizadas em treinos esportivos é essencial para garantir... + leia mais
Notícias
17/07/2020

Cordas trançadas: Opções Itacorda

Se você procura cordas com materiais resistentes e de alta qualidade, está no lugar certo. Aqui... + leia mais