fbpx

Blog:

Caminhoneiro autônomo: Vale a pena? Quais são as vantagens e desvantagens?

Trabalhar para si mesmo. Ser o próprio chefe. Organizar a sua própria rotina e os seus horários. Quem não sonha em poder decidir quando e como trabalhar? O mercado de autônomos está em alta.

Contudo, nada é pior para um trabalhador autônomo do que a falta de informação. Sem os caminhos certos de por onde seguir, um autônomo poderá ver o seu sonho de liberdade se reduzir em contas atrasadas no final do mês.

Para que você saiba qual caminho seguir e os riscos que poderá encontrar. Nós vamos dar algumas dicas simples para você considerar antes de começar a sua carreira como caminhoneiro autônomo. Vamos lá!

Vale a pena ser um Caminhoneiro Autônomo?

Se você considerar a liberdade que um trabalhador autônomo tem, e também a possibilidade de ampliar os seus ganhos sem a necessidade de pedir um aumento para o seu chefe. Então sim, vale a pena.

Mantendo um cronograma organizado de entregas e controlando todos os custos na ponta do lápis, é possível para um caminhoneiro autônomo ganhar até o dobro de um caminhoneiro contratado por uma empresa.

Quais são as desvantagens?

Todo funcionário de uma grande empresa tem uma gama de adicionais que acompanham o cargo. Muitas empresas possuem seguro de vida, convênio médico e dental, além de diversas bonificações. Isso sem mencionar o salário fixo que estará garantido no final do mês.

Um caminhoneiro autônomo é alguém que trabalha para si mesmo, e portanto, deverá separar o dinheiro para cada uma dessas questões por conta própria – seguro, bonificações, etc.

Quais são as vantagens?

Seguindo o raciocínio do item anterior. O caminhoneiro autônomo é dono do próprio destino. Ele é quem deve lidar com os clientes e estabelecer os preços para cada frete. É ele também o responsável pela carga horária de trabalho.

Se for aplicado e organizado, um trabalhador autônomo pode conseguir dinheiro o suficiente para pagar todas as suas despesas, garantir bons convênios de saúde e ainda sobrar uma quantia como bonificação no final do mês.

Trabalhar para si mesmo é um sonho que está presente na vida de muitas pessoas. O simples desejo de poder decidir pelas próprias horas de trabalho, ou escolher quando e como emendar um feriadão, são vantagens que saltam aos olhos de qualquer um.

Pesquise sobre a sua área de atuação. Procure exemplos que deram certo no setor em que você quer trabalhar. Organize as suas contas e tenha sempre todas as despesas na ponta do lápis. De todo modo, esteja atento ao decidir se tornar um caminhoneiro autônomo. É preciso planejamento e muita força de vontade. Tenha em mente que o começo será difícil e saiba ser persistente.

Depois de se estabelecer como caminhoneiro autônomo, você dificilmente sentirá saudades dos tempos em que foi funcionário de uma empresa. A sensação de liberdade e a alegria de saber que você está trabalhando para si mesmo são insubstituíveis.

Gostou das nossas dicas. Não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos sempre buscando novas informações para melhorar o seu trabalho.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios