fbpx

Blog:

Conheça a corda sisal

Se você chegou até aqui, é porque certamente já deve ter ouvido falar da tal corda sisal, não é mesmo? Mas, você sabe como ela é feita? E porque ela é uma opção interessante para você? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Pois nele vamos te explicar como é o processo de criação deste tipo de corda e porque ele é uma ótima alternativa para diversas finalidades. Acompanhe a seguir e saiba mais sobre o assunto.

O que é corda sisal?

Mas, afinal, o que é corda sisal? Em linhas gerais, a mesma nada mais é do que uma fibra vegetal muito dura e resistente. Na verdade, trata-se da opção mais resistente que existe e, por conta disso, é tão recomendada para diversas situações.

Quanto ao seu processo de transformação em fios, a mesma passa por este passo a passo a partir dos 3 anos de vida da planta, ou então, quando as suas folhas começam a atingir cerca de 140 cm de comprimento.

Dessa maneira, fibras de 90 a 120 cm de comprimento são resultantes da planta. Entretanto, vale ressaltarmos que as fibras representam uma parte mínima da massa bruta da folha do sisal. Mais especificamente, entre 4 e 5 % da mesma.

As folhas podem e devem ser cortadas a cada 6 meses, durante toda a vida útil da planta, que costuma ser de 6 a 7 anos. Ao final deste período, uma haste é gerada, assim como a flecha, onde surgirão as sementes para o cultivo de uma nova planta. É interessante pensarmos que esta planta, ao gerar suas sementes, morre para dar “vida” à nova planta.

Não existe período específico para que o sisal seja colhido. Isso pode acontecer durante o ano inteiro. Todavia, é necessário que o caule e as folhas mais novas não sejam descartados.

Trata-se de uma planta muito resistente ao sol intenso e a aridez. Por conta disso, tende a dar origem a uma fibra tão resistente e dura.

Para que serve corda de sisal

Conforme você já entendeu até aqui, a corda de sisal é um material muito resistente e rígido. Afinal, é produzido de maneira natural, a partir das fibras de planta de sisal. Por ter origem natural, sua durabilidade é muito grande e vale muito a pena para quem busca uma corda durável e resistente.

Mas ainda assim, vale entender, também, os melhores lugares para usar a corda de sisal. Afinal, existem muitos modelos diferentes e cada um deles pode ser usado para uma aplicação também diferente.

Abaixo, separamos algumas aplicações interessantes que você pode levar em consideração na hora de escolher uma boa corda.

A corda de sisal é boa para:

Decoração e artesanato

Para decorar e produzir peças em artesanato, a corda de sisal certamente será uma opção interessantíssima. Afinal, a corda é ótima para quem deseja ter um hobby de fim de semana ou para quem deseja dar aquele “up” na decoração da casa.

A corda de sisal pode ser usada para fazer vários tipos de luminárias, mesinhas de centro e também cestos ou tapetes. Inclusive, pode ser usada para fazer porta-copos e também decorações para a parede.

Use a corda de sisal para pendurar vasinhos de plantas suspensas. Fica um charme e dá um ar de naturalidade para o ambiente. Para esse tipo de aplicação, as cordas mais finas serão mais indicadas.

Cargas e transportes

Se você precisa de uma corda resistente e muito firme para transportes, a corda de sisal certamente poderá ajudar. Afinal, as fibras da planta de sisal são muito rígidas e, portanto, as amarras podem ser feitas de forma muito firme e rígida, sem que a corda desgaste.

Para transporte de cargas, as cordas de sisal devem ser mais grossas. Assim você consegue ter uma segurança extra para evitar rasgos por conta do peso suportado. Fique atento: cordas de sisal muito grossas podem ser difíceis de dar um nó.

Aqui na Itacorda, temos vários modelos diferentes de cordas para transporte. Clique aqui para ver todas as opções.

Arranhador de gatos

Se você tem um gato em casa e precisa encontrar uma solução para ele parar de arranhar o sofá, as cordas de sisal podem ser boas alternativas. Embora seja o instinto do gato dar essas arranhadas no sofá, ainda assim, você pode tentar controlar com outro tipo de suporte alternativo.

Faça um arranhador usando corda de sisal e você poderá instruir o seu gato para arranhar o arranhador. Assim ele canaliza essa necessidade para um lugar mais adequado.

Cordas muito grossas não são tão indicadas. Experimente criar um arranhador com cordas mais finas e faça de um jeito bem apertado. As fibras são ótimas para os gatos afiarem as unhas!

Qual é a melhor corda de sisal?

Existem muitos tipos de corda de sisal. Aqui na Itacorda, por exemplo, você encontra um montão de espessuras diferentes, em várias resistências diferentes e para vários tipos de projetos. Veja duas dicas para escolher a melhor corda de sisal para comprar online:

Observe a espessura

A corda de sisal, grossa ou fina, é feita com o mesmo material: fibras da planta de sisal. Portanto, a sua qualidade é atestada a partir da matéria-prima.

No entanto, ainda assim, você deve observar atentamente a espessura da corda para seu projeto. Cada projeto vai pedir uma espessura diferente e, muitas vezes, a corda mais grossa não necessariamente é a mais resistente para a sua necessidade.

Cordas mais finas, por exemplo, são ótimas para decoração e artesanatos com acabamento fino. Já as cordas mais grossas são excelentes alternativas para quem precisa de uma boa corda para prender e manter uma carga bem firme.

Carretel ou rolo

Outro fator importante que você deve considerar para comprar a corda de sisal, é a forma de comercialização. Aqui na Itacorda, você encontra dois tipos: carretel e rolo. A diferença entre ambas é a forma como pode ser utilizada.

Enquanto que o rolo é apenas enrolado com a própria corda, a modelo carretel acompanha um suporte central, que pode ser acoplado em alguma máquina ou sistema para desenrolar a corda. Ambos os modelos são eficientes.

Corda de sisal ou corda poliéster – Qual escolher?

Embora muito comum, essa dúvida deve ser respondida da seguinte forma: depende! Sim, cada tipo de corda é indicada para projetos diferentes e, por isso, não existe uma “melhor” corda. Mas sim, a mais indicada para a sua necessidade.

Enquanto que a corda de sisal é natural e ótima para decoração e artesanato, a corda de poliéster pode ser usada para aplicações náuticas e outras possibilidades.

Onde encontrar corda sisal para comprar?

Encontrar a melhor opção de corda sisal é mais simples do que você imagina. Nós da Itacorda contamos com um catálogo de produtos amplo, com o objetivo de suprir todas as necessidades de nossos clientes.

Dentre as opções disponíveis, contamos com a corda sisal como uma alternativa resistente, de qualidade e, acima de tudo, com um preço justo. Tudo isso para lhe entregar a melhor solução para os seus mais diversos serviços do dia a dia.

Para saber mais sobre a nossa corda sisal e da mesma forma, para conhecer outros produtos e opções que possam fazer parte da sua rotina, acesse o nosso site clicando aqui. Certamente você encontrará o que procura e, com isso, desfrutará de segurança, qualidade e bom custo benefício.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios