Blog

Notícias
25/02/2021

Cordas de polipropileno

O polipropileno é formado por um termoplástico o que o torna facilmente moldável quando exposto a altas temperaturas. Trata-se de um material muito acessível para a indústria por ser barato, de fácil manuseio e 100% reciclável.

Além disso, esse material possui uma boa resistência química, não sendo afetado por soluções aquosas de sais inorgânicos, ácidos, bases minerais e a maioria dos agentes químicos de natureza orgânica, mas sofre alterações por compostos halogenados, ácido nítrico fumegante, agentes oxidantes ativos, hidrocarbonetos aromáticos e cromados em altas temperaturas.

Corda trançada de polipropileno virgem - rolo da Itacorda

Para que serve a corda de polipropileno

Em razão de possuir muita resistência e durabilidade, as cordas de polipropileno são muito utilizadas na pesca, também são utilizadas para amarração de cargas, fardos, confecção de redes esportivas e até mesmo em cortinas de aviários.

É importante deixar claro que há uma enorme variedade de cordas de polipropileno disponíveis no mercado com diâmetros que podem variar de 1,5mm até 18mm e diferentes resistências, cada uma possui uma utilidade.

Pontos positivos da corda de polipropileno

Além do fácil acesso, manuseio e boa resistência química, a corda de polipropileno possui estabilidade e resistência a impacto, à flexão e ao atrito, também é um material com baixíssima condutividade elétrica e é atóxico, tudo isso aliado a um peso extremamente baixo, um dos mais baixos entre todos os plásticos.

Não é um dos melhores materiais quando se fala em elasticidade, em compensação possui uma resistência muito maior se comparado com cordas de outros materiais disponíveis no mercado como sisal, poliéster, poliamida e polietileno.

Diferença entre a corda de poliéster e polipropileno

Assim como as cordas de polipropileno, as de poliéster também são usadas para a amarração de fardos, cargas e na indústria em geral, mas é importante saber a diferença entre a corda de poliéster e a de polipropileno para escolher o produto que melhor atenderá suas necessidades.

Apesar de ambas possuírem boa absorção de choque e resistência à abrasão, fadiga e tração, a corda de poliéster não possui flutuabilidade e o alongamento desse tipo de material é extremamente baixo. 

Outra questão importante é que a corda de poliéster possui uma boa resistência química, mas não tão boa quanto a de polipropileno. Por isso, se compararmos as cordas feitas de poliéster e polipropileno, certamente a de polipropileno será mais vantajosa.

Cordas de polipropileno da Itacorda

A Itacorda possui uma linha de cordas trançadas feitas de polipropileno virgem com larguras entre 1,5mm e 18mm em rolos com diferentes metragens e resistências. O produto é testado em laboratório garantindo qualidade e segurança.

Há mais de quarenta anos no mercado, a Itacorda está presente no Brasil e na América Latina graças a inovação e qualidade de seus produtos, além da preocupação com a satisfação do cliente.

Caso você tenha interesse em adquirir seu rolo de corda de polipropileno, ou tenha dúvidas sobre qual produto é o mais adequado para suprir suas necessidades, entre em contato conosco por e-mail ou pelo telefone (47) 3342-9400.

 

artigos relacionados

Dicas para Caminhoneiros
29/09/2021

Qualidade de vida do caminhoneiro - 7 dicas de saúde para melhorar a sua vida na estrada

A qualidade de vida do caminhoneiro pode ser mantida desde que algumas medidas simples sejam postas... + leia mais
Notícias
18/08/2021

Corda de Sisal: dicas de uso

A corda de sisal é um material muito versátil e que pode ser usado para as mais diversas... + leia mais
Dicas para Caminhoneiros
19/07/2021

Acessórios indispensáveis para caminhões

Saber quais são os acessórios indispensáveis para caminhões é de suma importância para manter... + leia mais