Blog

Dicas para Caminhoneiros
01/12/2017

Estratégias para ganhar dinheiro ao se tornar caminhoneiro

Ser caminhoneiro pode parecer fácil. Você imagina, basta ter um caminhão e com ele levar a carga de um lugar para o outro. Nada poderia estar mais errado, a profissão de caminhoneiro é desafiadora e exige dedicação de quem escolheu segui-la.

 

Contudo, existem boas notícias. Graças a liberdade do trabalho, é possível conseguir um grande número de entregas por semana (os fretes) e assim atingir uma liberdade econômica. Pensando nisso, nós vamos dar algumas dicas de como ganhar dinheiro virando caminhoneiro, assim você poderá conseguir a liberdade financeira que tanto deseja.

 

Boa leitura!

 

Decida qual o seu regime de contratação

 

Existem três tipos básicos de caminhoneiros: os autônomos, os agregados e os funcionários.

 

Os caminhoneiros agregados são os caminhoneiros que possuem veículo próprio, mas estão fidelizados a uma empresa. Ou seja, eles trabalham para uma empresa específica. Normalmente eles não possuem a liberdade de fazer fretes por contra própria como autônomos.

Os caminhoneiros funcionários são aqueles que dirigem o caminhão possuído por uma empresa ou empregador. Normalmente, possuem um salário fixo e não é possível que façam trabalhos fora do regime de contratação.

Os caminhoneiros autônomos são os que trabalham por conta própria. Utilizam aplicativos de fretes ou fecham suas próprias entregas. Nesse artigo, nos concentraremos nos caminhoneiros autônomos, já que estes são os que possuem maior possibilidade de aumentar seus ganhos mensais.

 

Para saber mais leia esse artigo que fala sobre ser autônomo ou empregado.

 

Aprenda a usar os aplicativos de fretes

 

A imagem do caminhoneiro como um cara simples que não está ligado nas tecnologias ficou no passado. Hoje, um caminhoneiro deve estar sempre bem informado sobre as melhores maneiras de executar o seu trabalho.

 

Aplicativos como Sontra, Fretebras e TruckPad funcionam bem e garantem que o motorista não fique nas mãos dos agenciadores. Eles facilitam a interação entre o caminhoneiro e o cliente. O uso é bem simples, basta fazer um cadastro e pronto. O aplicativo apontará o local de um carregamento e o local da entrega. O aplicativo também será responsável por coletar o pagamento. Tornando o processo rápido e seguro.

 

Organize as suas entregas e retornos
 

Existe um mantra para os bons caminhoneiros “o caminhão é para andar sempre cheio”. Pensando nisso, na hora de escolher o seu frete, pesquise sobre possíveis cargas próximas ao local da entrega. Desse modo, você aproveitará a viagem até o local da primeira entrega e já estará próximo de uma segunda carga.

 

Os aplicativos de fretes são excelentes para esse serviço. Mostrando mapas de retirada e entrega dos fretes, é possível utilizar os aplicativos para estabelecer rotas. Assim, você estará com o seu caminhão sempre carregado e rumo a uma nova entrega.

 

Note que, para ganhar dinheiro como caminhoneiro é preciso organização e persistência. O mercado das entregas está aquecendo. Existe uma grande demanda de fretes e transportes. Um bom caminhoneiro é aquele que busca manter-se sempre bem informado sobre os acontecimentos nas estradas.

 

Decidir o seu regime de contratação, aprender sobre as tecnologias disponíveis no mercado e organizar as suas entregas são os primeiros passos para ganhar dinheiro virando caminhoneiro. Com essas dicas em mente, você verá que a qualidade do ser serviço irá aumentar.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os seus amigos e não deixe de nos seguir nas redes sociais. Nós estamos sempre buscando informações para melhorar o seu trabalho.

artigos relacionados

Notícias
18/08/2021

Corda de Sisal: dicas de uso

A corda de sisal é um material muito versátil e que pode ser usado para as mais diversas... + leia mais
Dicas para Caminhoneiros
19/07/2021

Acessórios indispensáveis para caminhões

Saber quais são os acessórios indispensáveis para caminhões é de suma importância para manter... + leia mais
Amarração de Cargas
16/06/2021

Fornecedor de cintas sling: saiba como escolher um e conheça a Itacorda!

Encontrar um bom fornecedor de cintas sling é essencial para todos que vendem produtos ou... + leia mais