Blog

Dicas para Caminhoneiros
29/09/2021

Qualidade de vida do caminhoneiro - 7 dicas de saúde para melhorar a sua vida na estrada

A qualidade de vida do caminhoneiro pode ser mantida desde que algumas medidas simples sejam postas em prática durante a sua rotina de trabalho. 

Afinal, só quem já teve contato com a realidade de um caminhoneiro sabe o quanto a saúde física e mental podem ser impactadas com o dia a dia corrido e desgastante.

Por isso, neste conteúdo nós apresentamos 7 pontos que podem lhe ajudar a ter mais qualidade de vida nas estradas e assim garantir mais bem-estar e felicidade para você. Acompanhe e saiba mais.

dicas para melhorar a qualidade de vida do caminhoneiro - imagem: canva.com

7 dicas para melhorar a qualidade de vida do caminhoneiro nas estradas

A vida de caminhoneiro não é simples e tampouco fácil. Mas isso não quer dizer que ela precisa ser extremamente difícil e desgastante, concorda? 

Assim sendo, nada melhor do que considerar medidas de cuidados com a saúde para se estabelecer uma rotina mais alinhada ao bem-estar de cada viajante. E para lhe ajudar, listamos 7 fatores importantes que você deve considerar a partir de hoje. Veja-os:

1- Faça breve pausas para se alongar

O seu corpo recebe uma carga de tensão ao longo do dia, justamente por permanecer praticamente na mesma posição durante horas. Isso pode comprometer a circulação sanguínea, o relaxamento dos músculos e até mesmo o sistema linfático.

Por isso, é de suma importância que você faça pausas periódicas e alongue o seu corpo nesses momentos. Isso ativará a circulação, diminuirá tensões musculares e, consequentemente, a dor nos músculos, e ainda fará com que você retenha menos líquido.

qualidade de vida do caminhoneiro - faça pausas para se alongar - imagem: canva.com

2- Fique atento à sua postura corporal

A sua postura pode fazer muito bem ou muito mal para você. Por isso, quando pensamos na qualidade de vida do caminhoneiro, automaticamente estamos diante da necessidade de se cuidar da postura corporal.

Sente-se adequadamente e evite ficar muito "largado" sobre o banco. Até porque a nossa postura também impacta na circulação sanguínea e até mesmo na oxigenação dos tecidos, portanto, nada de obstruir as vias aéreas com uma postura errônea, ok?

qualidade de vida do caminhoneiro - fique atento a sua postura - imagem: canva.com

3- Mantenha o corpo sempre hidratado

O seu corpo precisa manter-se hidratado para:

  • Diminuir a retenção de líquidos.
  • Manter o peso ideal.
  • Desempenhar as suas mais diversas funções de forma saudável.
  • Diminuir dores de cabeça e enxaquecas.
  • Garantir o bem-estar de uma maneira geral.
  • Liberar toxinas na urina e assim limpar o organismo.

Dessa maneira, nada de deixar de beber água para evitar as paradas para as idas ao banheiro, ok? Foque sempre na saúde do seu corpo. 

qualidade de vida do caminhoneiro - mantenha o seu corpo hidratado - imagem: canva.com

4- Use filtro solar durante as viagens

O protetor solar deveria ser uma regra na vida de qualquer pessoa. Além de impedir que a pele fique ressecada, desidratada e irritada com queimaduras, o protetor também diminui as chances de desenvolvimento do câncer de pele.

Use-o diariamente, inclusive quando o tempo estiver mais frio ou chuvoso. Pois independente da temperatura os raios solares poderão entrar em contato com a sua pele. E, lembre-se: uma vez absorvida, a radiação do sol permanece para sempre em nosso corpo. Você não vai querer acumular grandes doses de radiação, não é mesmo?

qualidade de vida do caminhoneiro - use filtro solar durante as viagens - imagem: canva.com

5- Cuida da sua saúde mental - as estradas podem ser estressantes

A qualidade de vida do caminhoneiro também está relacionada com o bem-estar mental do mesmo. Afinal, as estradas podem proporcionar crises de estresse e ansiedade, e se não houver uma atenção especial para o gerenciamento das emoções, a qualidade de vida cai.

Assim, nada de negligenciar o que você sente ou permitir que as explosões de emoções garantam atitudes impulsivas. Busque sempre por métodos para aliviar as tensões e, sempre que possível, converse com um psicólogo para cuidar ainda mais da sua mente.

E ainda, não aceite demandas de trabalho que poderão sobrecarregar a sua saúde. Se todo mundo for contra um trabalho indigno, nós poderemos extingui-lo!

qualidade de vida do caminhoneiro - cuide da sua saúde mental - imagem: canva.com

6- Mantenha a qualidade do seu veículo

O seu veículo é o seu suporte durante todo o seu trabalho. É dentro dele que você vive a experiência da viagem e mantém o seu corpo em "repouso" sobre o banco. Por isso, é de suma importância que você mantenha o bom funcionamento do mesmo.

Afinal, quem nunca se estressou com um veículo com defeito? Ou teve que lidar com o desconforto causado pelos equipamentos ultrapassados e de baixa qualidade?

Para prezar pela sua qualidade de vida, tenha um equipamento de trabalho alinhado às suas necessidades.

qualidade de vida do caminhoneiro - mantenha o seu veículo em ordem - imagem: canva.com

7- Jamais viaje com sono ou doente

Nunca, em hipótese alguma, viaje estando cansado ou adoecido. Isso é extremamente injusto com você e o risco de se acidentar não faz a viagem valer a pena!

Se seu empregador ainda assim insistir que você faça a viagem em condições ruins, denuncie-o! Não se cale diante desse tipo de situação.

A sua saúde e a sua segurança devem sempre vir em primeiro lugar. Afinal, prejuízos materiais são recuperados, mas a vida ou a saúde nem sempre. Você é maior do que isso.

qualidade de vida do caminhoneiro - jamais viage com sono ou doente - imagem: canva.com

A qualidade de vida do caminhoneiro deve vir em primeiro lugar

Lembre-se sempre que a sua qualidade de vida é mais importante do que qualquer coisa. Jamais se venda para um trabalho que não preze pelo seu bem-estar.

Cuide da sua saúde física e mental e procure sempre manter bons hábitos para prolongar a sua saúde, aumentar a imunidade, e assim por diante.

Quanto mais atenção você der para você mesmo, melhor será a sua produtividade, foco, etc. Colocar-se em primeiro lugar é o ponto de partida para manter a qualidade de vida do caminhoneiro. Tenha isso em mente!

artigos relacionados

Notícias
30/11/2021

Benefícios do uso das cordas de polipropileno

Os benefícios do uso das cordas de polipropileno são inúmeros. Isso se deve ao fato de que este... + leia mais
Notícias
25/10/2021

Conheça a corda sisal

Se você chegou até aqui, é porque certamente já deve ter ouvido falar da tal corda sisal, não... + leia mais
Notícias
18/08/2021

Corda de Sisal: dicas de uso

A corda de sisal é um material muito versátil e que pode ser usado para as mais diversas... + leia mais