Blog

Dicas para Caminhoneiros
15/03/2018

Vale a pena comprar um caminhão usado?

O mercado de transportes está crescendo gradativamente. Nos últimos anos, a procura por caminhões tem aumentado e não é surpresa encontrar alguém que esteja interessado em se tornar caminhoneiro. Contudo, nem sempre é possível ter o dinheiro necessário para investir em um caminhão zero logo no início. 

Pensando nisso, nós resolvemos falar um pouco sobre a aquisição de um veículo usado. Suas características e riscos que se deve considerar antes de fazer a compra. Para que no final você possa decidir se vale a pena ou não comprar um caminhão usado. 

 

Vantagem número 1: preço abaixo da tabela

O principal chamariz na hora de adquirir um caminhão usado é o seu preço. Se comparado a um caminhão zero, os usados acabam ficando cerca de 10% ou mesmo 20% mais baratos, o que é excelente para quem está com pouco dinheiro na hora de iniciar a sua carreira como caminhoneiro.

Cuidados gerais: antes de adquirir um caminhão usado, faça o Carcheck do veículo e verifique se existe algum impedimento ou se há registros de batidas graves.

 

Vantagem número 2: pagamento flexibilizado

Como as opções de compra são mais abrangentes, dependendo de onde você for adquirir o seu veículo, a forma de pagamento poderá ser flexibilizada e as taxas de juros tendem a ser menores.


Normalmente, caminhões são colocados à venda pela necessidade de trocar a frota. Ou seja, o dono do caminhão não está vendendo um veículo com defeito, ele apenas quer modernizar a frota dele. Sendo assim, as vendas são muito mais flexíveis e as opções de compra serão maiores.


Cuidados gerais: analise a causa da venda, se possível, converse bastante com o vendedor e procure colher todas as informações sobre os motivos que levaram ele a colocar o caminhão a venda.  


Dica final: desconfie dos preços muito baixos


Essa é bem direta e não temos muito o que dizer sobre ela. As vezes você começa a sua pesquisa e descobre verdadeiros potes de ouro espalhados pelo mercado. Oportunidades únicas com preços baixíssimos, quando isso acontecer, desconfie. 


Nunca deixe de checar toda a documentação e os históricos das revisões, também procure se existem multas ou boletins de ocorrência com a placa do veículo pretendido. Lembre-se, a pesquisa antes da compra é a melhor ferramenta contra dores de cabeça futuras.


Para responder à pergunta que dá título à essa postagem. A resposta é sim. Vale a pena comprar um caminhão usado, especialmente se você estiver começando no ramo de cargas e não pode contar com um alto investimento inicial. 

 

Contudo, todo cuidado é pouco. É preciso atenção e muita paciência na hora de comprar um caminhão usado, corra das ofertas tentadoras e afaste-se dos vendedores obscuros que se negam a responder as perguntas com clareza.

 

Também não deixe de analisar com calma o veículo a ser comprado. Olhe a lataria, análise o motor, veja as condições gerais do caminhão. Se possível, vá acompanhado durante as negociações, desse modo um amigo poderá observar defeitos ou detalhes que podem escapar aos seus olhos.

 

Regra geral, pesquise muito e jamais tome uma decisão se ainda restar alguma dúvida. Assim, você estará se protegendo de dores de cabeça futuras.

 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de nos seguir nas redes sociais, estamos sempre trazendo informações para melhorar o seu trabalho.

artigos relacionados

Notícias
18/08/2021

Corda de Sisal: dicas de uso

A corda de sisal é um material muito versátil e que pode ser usado para as mais diversas... + leia mais
Dicas para Caminhoneiros
19/07/2021

Acessórios indispensáveis para caminhões

Saber quais são os acessórios indispensáveis para caminhões é de suma importância para manter... + leia mais
Amarração de Cargas
16/06/2021

Fornecedor de cintas sling: saiba como escolher um e conheça a Itacorda!

Encontrar um bom fornecedor de cintas sling é essencial para todos que vendem produtos ou... + leia mais