Blog

Notícias
11/07/2019

Tudo o que você precisa saber sobre a Profissão Caminhoneiro

Neste artigo, vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre a profissão caminhoneiro, uma vez que a procura por como se desenvolver nesta carreira é bastante recorrente.
 

Afinal, estamos tratando de uma prestação de serviço de extrema importância para a economia, pois praticamente tudo – para não dizer tudo mesmo – que temos em nossa volta, chegou até nós graças ao trabalho de um caminhoneiro.
 

Sendo assim, se você tem curiosidade de saber mais sobre esta profissão, ou então quer aprender para, quem sabe, seguir este caminho profissional, acompanhe o nosso guia a seguir. 
 

Tudo o que você precisa saber sobre a Profissão Caminhoneiro

No conteúdo de hoje nós explicaremos como é a rotina de um caminhoneiro, quais são os pontos negativos e positivos da profissão e por fim falaremos um pouco mais sobre o mercado atual. Confira!
 

Como é a rotina dos caminhoneiros?

Quando pensamos em “tudo o que você precisa saber sobre a profissão Caminhoneiro”, a primeira coisa que nos vem à mente é: a rotina. Sim, sabemos que esta é a maior curiosidade de grande parte das pessoas.
 

Sendo assim, vamos resumir para que você compreenda como funciona o dia a dia deste profissional.
 

Basicamente, os caminhoneiros passam longos períodos de tempo na estrada. E quando falamos em “longos”, estamos falando não somente de dias. Mas sim, de semanas e, inclusive, meses.
 

E sabe por que isso acontece? Simplesmente porque além de ter muita estrada para percorrer em nosso país, os caminhoneiros, ao chegarem ao seu destino final, precisam necessariamente aguardar uma carga para transportar no sentido em que pretende voltar.
 

Afinal, viagens super longas não valeriam à pena se a conta da volta não fosse paga, concorda?

É por isso que os transportes podem se prolongar ainda mais. Mas, a boa notícia é que atualmente já existem diversos aplicativos e sites na internet que auxiliam os caminhoneiros na busca por estas “cargas na volta”. Assim, eles conseguem organizar toda uma viagem que conte com a ida e com a volta pagas, para diferentes entregas.
 

De maneira geral, os caminhoneiros costumam passar a noite no próprio meio de transporte, estacionado em pontos de paradas que contam com um amplo espaço para este tipo de necessidade.
 

Quais são as vantagens e desvantagens?

Além de conhecer a rotina destes profissionais, é importante que você também saiba quais são os pontos positivos e negativos deste meio de trabalho. Assim você pode, inclusive, mensurar a possibilidade de seguir neste caminho, ou não. Veja a seguir:
 

Vantagens da Profissão Caminhoneiro

  • Ganhar uma boa renda com a prestação de serviço.
  • Conhecer muitas pessoas;
  • Ter contato com belas paisagens;
  • Ter contato com novas e diferentes culturas;
  • Conhecer e viajar por diversos lugares;
  • Estilo de vida incrível;

Desvantagens da Profissão Caminhoneiro

  • A má qualidade das estradas pode afetar o veículo e a segurança do caminhoneiro.
  • A distância dos familiares pode ser desagradável;
  • A rotina pode tornar dificultoso encontrar um equilíbrio entre alimentação, descanso e viagem;
  • O trabalho pode ser cansativo;

Como está o mercado atual?

Quanto ao mercado de transporte, podemos discutir este assunto de uma maneira bastante abrangente.
 

Primeiro porque existe um amplo espaço de atuação disponível. Segundo porque não existe profissional qualificado para tanta vaga. Isso mesmo.
 

Infelizmente muitas cargas, como as vivas e as líquidas, requerem uma atenção diferenciada, com uma carroceria apropriada. E o problema surge quando nem todos os profissionais possuem todos os subsídios necessários.
 

Além disso, é preciso pensar em todo o contexto de entrega de cargas. Pois às vezes os prazos não são interessantes – e até mesmo arriscados – o que dificulta ainda mais. Ou seja, o mercado é expansivo e possui muita oportunidade. Porém, é preciso saber trabalhar cada oportunidade da melhor forma. Sempre priorizando a segurança e o bem estar dos caminhoneiros, somando tudo isso a um trabalho qualificado, dentro do prazo estipulado e eficiente.

Ser caminhoneiro vale à pena?

Na verdade, não existe uma única resposta fechada para isso. Vai de cada pessoa decidir as possibilidades que este mercado representa para si.
 

Portanto, o que podemos lhe dizer é que: pesquise bastante! Estude o mercado na região em que você pretende atuar, saiba mais sobre os tipos de caminhões e carrocerias, e faça um levantamento de prós e contras.
 

Apenas assim você poderá ter uma resposta mais conclusiva para este questionamento. Pois, neste caso, conhecimento sobre o trabalho é muito importante. Já que somente assim é possível garantir qualidade e segurança durante todo o serviço.

 

Confira também: Caminhoneiro Autônomo, Vale a Pena? Quais sãos as Vantagens e Desvantagens.

artigos relacionados

Notícias
01/10/2019

Fornecedor de corda náutica

As cordas náuticas são muito versáteis e podem funcionar em diversas aplicações. No post de... + leia mais
Notícias
10/09/2019

Conheça o Novo Site da Itacorda

Com imenso prazer anunciamos o novo site da Itacorda, apresentando melhor capacidade de busca para... + leia mais
Notícias
19/08/2019

Top 5 caminhões mais vendidos em 2019

O mercado de caminhões segue acelerado em sua recuperação, de acordo com as pesquisas da... + leia mais